Composteira Doméstica

 

Você já parou pra pensar o quanto você produz de lixo orgânico em sua casa? Não?! Até 5 anos atrás eu também não fazia idéia e a nossa experiência ao iniciar o uso de composteira  foi muito positiva! Mas sempre surgem algumas dúvidas: E como funcionaa? É fácil manter? Posso ter em apartamento? Causa mau cheiro? As dúvidas são comuns, até porque ainda é um método alternativo que está aos poucos chegando em nossas casas. Pode não parecer, mas faz muita diferença.

Sabemos que a maior parte do lixo que  geramos é orgânico, mas fiquei impressionada com a quantidade de ADUBO que eu jogava fora, sem contar que eu colaborava para o crescimento dos Aterros Sanitários, ou os famosos "lixões", contribuindo com o risco de contaminação de água e solos, por conta do chorume.

Assista o vídeo onde o Goura dá uma alerta para esse assunto e entenda como é feita  a gestão do lixo aqui em Curitiba.

Assustadora essa realidade, não é? Com o processo de compostagem caseira, é possível reduzir em até 80% do lixo  gerado em casa e ainda transformamos o lixo em adubo. E o chorume  quando usando corretamente, se transforma em um grande aliado de hortas e jardins. Pensa o quanto a gente poderia fazer pela natureza!?!

Tá, mas é tão fácil assim ter uma composteira?                                                     Se formos analisar, tudo que fazemos em prol da natureza tem sua dose de esforço, é um processo que se bem feito, a natureza faz por você e a sua responsabilidade é fazer a manutenção de tempos em tempos.

Quais as formas de compostar?                                                                                     Atualmente as composteiras de minhocas são muito eficiente na decomposição dos alimentos, elas comem a matéria orgânica e transforma em humus, um adubo cheio de nutrientes que vc pode colocar em seus vasos de plantas, por exemplo. Existem outras formas de compostar sem minhoca, porém é preciso de uma área externa que possa ser utilizada. Como não devemos depositar alimentos cítricos  para as minhoca, temos em casa outra composteira para essa finalidade, fizemos um buraco na terra e de tempos em tempos reviramos essa terra e reutilizamos ou ainda depositamos em futuras covas de plantas e árvores para fazer uma caminha bem nutritiva para a próxima moradora.

Veja abaixo nossa composteira externa.

composteira externa cítricos
composteira externa cova

Composteira na cova de uma futura árvore

Mas eu não tenho quintal, é possível ter uma Composteira morando em apartamento?                                                                                                                       Sim, claro que é possível! A composteira pode ser montada com pequenos latões plásticos.  Se tiver mais espaço, as caixas maiores comportam mais alimentos, consequentemente mais minhocas e assim o processo é mais rápido. E não se preocupe, ela não exala nenhum odor e não atrai nenhum tipo de animal indesejado, como ratos e baratas. Podem aparecer pequenos seres nas tampas e laterais da caixa, e alguns poucos mosquitinhos tipo aquele da banana,  mas relaxe que é super normal.

Veja algumas opções de armazenamento.

2e0a8aa391513089608f5bce57997392

A Morada da Floresta oferece o kit conforme a sua necessidade.

produto_Foto2_2090796

Em lojas especializadas, é possível encontrar as caixas sem o acabamento necessário e baixando o custo no material. Nesse caso, arregace as mangas e faça você mesmo!

Veja só o que você vai precisar fazer!

caixa com furos

Etapa 1: Faça furos na base inferior das caixas, para que as minhocas possam transitar entre uma caixa e outra na hora de inverter o compartimento cheio pelo vazio.  Ou seja, o que estava em cima sendo alimentado, quando atingir o limite, troca-se pelo compartimento do meio, que estará vazio, assim as minhocas migram para o de cima e a caixa cheia que se muda para o meio vai se decompondo.  **  Se possível use furadeira e verifique se broca é larga o suficiente para a minhoca passar! **

torneira-rosca-longa-para-composteira-extraco-de-churume-D_NQ_NP_851844-MLB26757462542_022018-F

Etapa 2: Instale uma torneira para retirada do chorume.

Fazendo essas duas etapas, você já pode começar a utilizar!

Posso usar qualquer tipo de minhoca?  Quais os cuidados que devo ter ?        Não é qualquer minhoca que faz esse processo de composição, apenas as Minhocas Californianas. Elas podem ser encontradas em aviários ou em casa de artigos de pesca. Os principais cuidados que você deve ter é evitar a exposição ao sol excessivo, pois o calor pode matá-las, o ideal é um local fresco e arejado. Outro fator importante é alimentar as minhocas de forma correta e manter sempre uma fina camada de serragem em cima dos alimentos, podendo também utilizar folhas secas.

minhocas-californianas-300matrizes-em-plena-fase-reprodutiva-D_NQ_NP_461111-MLB20476869345_112015-F

Minhocas Californianas

E como eu posso usar o Chorume?

Veja aqui  a explicação super bacana do Renato Suelotto de como utilizar o chorume corretamente

Compostagem-2

Não se esqueça dessa regra! As minhocas não digerem certos alimentos e o mau uso pode matar a colonia de minhocas.

infografico

Por último, uma revisão geral do tema!

Se você gostou dessas dicas, compartilhe com seus amigos e familiares!

Vamos colaborar com o Planeta!

Em Curitiba você pode encontrar a caixas nas lojas Marfinite

Paste your code here.

 

2 Responses

  1. Meu projeto no futuro perto. Obrigada pela explicação muito boa.

    NIna
  2. Oi Nina, obrigada! Espero ter ajudado e quando a sua tiver pronta, queremos ver o resultado!
    beijos

    Bela Pagliosa

Leave a comment