• Bela Pagliosa

Lina Bobardi


A Arquiteta modernista ítalo-brasileira Achillina Bo - mais conhecida como Lina Bo Bardi, chegou ao Brasil em 1946 e apaixonou-se pela natureza do Rio de Janeiro, mas foi em São Paulo, no bairro do Morumbi, onde projetou e construiu sua residência, a Casa de Vidro.



Casa de Vidro


No Brasil Lina encontrou um país com propostas muito diferentes da Europa, identificou-se com a Arquitetura Moderna e criou imensa admiração pela cultura popular. Mergulhada nesses universo, Lina criou um diálogo entre o Moderno e Popular e suas obras tinham forte influências dessas linhas. Adquirindo espaço e reconhecimento, relacionou-se com grandes nomes da cultura Brasileira e em 1950 mudou -se para Salvador, onde dirigiu o Museu de Arte Moderna. "Dona Lina" - como era chamada pelos Baianos, ficou na Capital até 1964 e retorna para São Paulo. 


No final da década de 70, Lina executou uma de suas obras mais pragmáticas, O Sesc Pompéia, que se tornou forte referência para a história da Arquitetura no século XX.



SESC Pompéia



Lina fala em um espaço a ser construído pelas próprias pessoas, um espaço inacabado que seria preenchido pelo uso popular cotidiano


MASP

Seus pensamentos são claramente representados em suas obras. Para mim é o caso do MASP. Um projeto ousado, bruto, quase que inacabado, e preenchido pelo uso popular e cotidiano. Famoso pelo vão de 70metros, o edifício é considerado um importante exemplar da arquitetura brutalista. Considerado a sua maior obra prima, foi inaugurado em 1947, com iniciativa de Assis Chateaubriand e de seu marido Pietro Maria Bordi, que foi diretor do museu por 45 anos consecutivos.


Suportes de concreto e vidro idealizados por Lina Bo Bardi ficaram por anos esquecidos e atualmente foram reconstruídos com atualizações de novas técnicas e materiais.





Lina Bo Bardi Viveu no Brasil até sua morte em 1992 aos 77 anos e manteve sua intensa produção até o fim da sua vida.





"Eu tenho projetado algumas casas, mas só para pessoas que eu conheço. Tenho horror em projetar casas para madames, onde entra aquela conversa insípida em torno da discussão de como vai ser a piscina, as cortinas (...) Gostaria muito de fazer casas











#linabobardi #arquitetura #masp #sescpompeia #casadevidro #saopaulo


Posts recentes

Ver tudo